Pão de forma caseiro, como não amar?
Para começar a semana trago esse delicioso pão de forma caseiro do lindo Rodrigo Hilbert, já postei aqui o mousse de chuchu que ele preparou alguns meses atrás.Eu e Belmiro Junior adoramos programas culinários, estamos sempre assistindo quando temos tempo.
Estou tentando adquirir o hábito de preparar pão todo domingo à tarde para termos pão caseiro a semana toda para evitar os pães industrializados.
Uma parte deixo na geladeira e outra congelo já fatiado, vou tirando conforme nossa necessidade, freezer é uma mão na roda não é mesmo, nosso aliado da vida moderna.
Gosto de preparar patês para fazer sanduíches com esses pães, temos no blog esse patê de atum, patê de frango, patê de abobrinha, patê de cenoura. aí complemento com cenoura ralada, beterraba, alface, rúcula, tomate, cebola, o que tiver na geladeira no momento.
Ingredientes:
- 500g de farinha de trigo (mais ou menos)
- 2 ovos
- 1/2 xícara de chá de óleo
- 15 g de fermento biológico fresco (usei fermento seco na medida de 1/2 colher de sopa – 5 gramas)
- 1 1/2 copos de leite (aproximadamente 300ml)
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1/2 colher de sopa rasa de sal
- Manteiga para untar
Modo de preparo:
Se usar fermento biológico fresco siga esse passo:Bata todos os ingredientes, no liquidificador exceto a farinha de trigo, por cerca de 3 minutos.
Coloque a farinha de trigo numa bacia e aos poucos vá despejando a mistura do liquidificador e mexendo com uma colher de pau até ficar homogêneo (acrescente farinha se necessário).
Se usar o fermento seco siga o passo a seguir:
Em uma tigela misture todos os ingredientes secos, faça uma cova no meio, coloque os ovos, o óleo e o leite. misture tudo até ficar homogêneo. (coloque sempre um pouco menos de farinha e vá adicionando aos poucos)
A partir daqui:
Despeje a massa sobre uma superfície untada com farinha, sove até a massa estar macia.
Acrescente mais farinha caso necessário.
Cubra e deixe crescer até dobrar de volume unte uma forma de pão, molde a massa e coloque na forma, deixe crescer novamente.
Leve para assar até estar dourado, deixe esfriar.
Desinforme e sirva
Adaptado daqui
Deixe um comentário