Bolinho de feijoada, que delicia!
Olá amores e amoras final de semana chegando e a pedida é bolinho de feijoada.
Tem feijoada sobrando ai na geladeira ou no freezer? Sim? Não? Vai preparar?
Separa um pouco para preparar os melhores bolinhos de boteco que já comeu na sua vida.
Garanto! Você faz reaproveitamento de alimento, transforma em algo totalmente diferente e faz uso da economia doméstica.
Se você já tem uma receita master de feijoada sem problema, mas se não tem dá uma olhada nessa postagem feijoada do aniversário do meu amor.
Não era de hoje que esses bolinhos estavam na minha cabeça mas nunca sobrava feijoada, ou se sobrava esquecia de preparar e acabava descongelando e comendo com arroz mesmo.
Dessa vez sobrou o fundo de um panelão de 20 litros que servi no meu aniversário de 45 anos.
Estava perfeita para fazer os bolinhos pois o caldo estava bem grosso. Congelei e deixei para um outro dia.
Foi tudo preparado a olho mesmo de forma muito simples, não consegui quantificar, mas como dica é perfeito, afinal de contas é quase como fazer um croquete, vi várias receitas na net e usei a farinha que tinha em casa.
O caldo do feijão tem que estar bem grosso e o feijão bem molinho, caso o seu não esteja deixe ferver até ficar assim, se for descongelado ou estiver na geladeira provavelmente já estará.
O queijo é opcional coloquei somente em alguns.
Ingredientes:
- Sobra de feijoada
- Alho
- Cebola
- Azeite
- Farinha de mandioca
- Sal se necessário
- Óleo para fritar (usei banha de porco)
Recheio:
- Couve refogada a gosto
- Bacon em cubos frito a gosto
- Queijo em cubos a gosto (opcional)
Modo de preparo:
Aqueça o azeite em uma panela frite a cebola e o alho, coloque a feijoada (se tiver ossinhos de alguma carne remova antes de levar à panela), misture bem aqueça por alguns minutos para pegar os sabores.
Use um mixer para formar um creme ou leve para o liquidificador (sempre com muito cuidado pois estará muito quente e volte para a panela).
Ccoloque farinha de mandioca o suficiente para formar um tutu bem firme, mexa sem parar até desgrudar do fundo da panela.
Deixe esfriar.
Pegue porções da massa faça uma bola na mão, abra o meio recheie com couve e bacon (queijo opcional), feche bem.
Se achar necessário empane em farinha de rosca, os meus ficaram tão firmes que não foi necessário.
Frite em óleo quente (usei banha de porco)
Esse bolinhos congelam muito bem na verdade eu e o maridão preparamos juntos em um domingo, congelei e só fomos fritar na sexta feira para tomar com uma bela cervejinha gelada e pimentinha da boa para coroar fui filmando no Snapchat e quem assistiu ficou doido com eles… rsrs..
Dica Dom Manjericão
Vi no Jantinha de Hoje falando como fritar bolinhos congelados ou coxinhas já testei várias vezes e deu super certo segue a dica para levar para o resto da vida:
Frite os bolinhos em óleo quente até estarem quase dourados, retire, deixe descansar por três minutos e volte para terminar de fritar assim não ficarão congelados por dentro.
Se preferir os bolinhos podem ser assados.
sem queijo
|
Deixe um comentário