Cupim assado com batatas, carne saborosa e macia.
Não somos consumidores frequentes dessa carne mas de vez em quando abrimos exceção já que é uma carne com bastante gordura por isso mesmo muito saborosa.
Não costumo fazer carne assada com frequência em casa, não tenho muita prática, por isso pesquisei muitas receitas antes de preparar, mas aos poucos estou mudando isso.
Servi com uma deliciosa farofa (farofa de carne assada com banana).
Ingredientes:
- 1200 kg de cupim
- 1 cebola grande picada
- 6 dentes de alho grande picados em lâminas
- 1 colher de café de cominho
- 1 pimenta grande dedo de moça sem semente picada
- 1 1/2 taça de vinho tinto seco
- 2 sachês de caldo de carne
- Sal a gosto
- 3 batatas grandes
- 2 folhas de louro
Modo de Preparo:
Em uma panela de pressão coloque a peça do cupim (se necessário corte ao meio para ficar no fundo da panela).
Coloque sobre a carne a cebola, alho, cominho, vinho tinto, louro, caldo de carne e a pimenta, coloque um pouquinho de sal.
Cubra a carne com água, mexa a panela para tudo se misturar, leve ao fogo, quando começar a ferver, tampe e quando pegar pressão conte 1 hora.
Abra, se estiver pronta retire e vá para o passo seguinte, caso contrário leve de volta ao fogo e vá conferindo de tempos em tempos. (NO MEU CASO A CARNE LEVOU 2 HORAS PARA COZINHAR)
Depois da carne cozida leve a uma forma, coloque em volta as batatas picadas, coloque 1/3 do caldo que se formou na panela e leve ao forno por 1 hora com 220 graus.
Na metade do tempo vire a carne e leve ao fogo (fui regando a carne com o caldo de tempos em tempos).
Quando estiver pronta e as batatas assadas, retire do forno, deixe descansar 10 minutos e fatie a carne, sirva a seguir.
Levei a forma com o restante do caldo que sobrou a boca do fogão para o molho reduzir um pouco e servi por cima da carne.
Dica Dom Manjericão:
Para aquecer a carne assada ou qualquer outro tipo inclusive churrasco faça assim:
Coloque a carne desejada em uma panela, um dedo ou mais de água, depende da quantidade de carne, tampe e deixe ferver até secar.
A carne reidratará e ficará deliciosa.
Receita adaptada daqui
Deixe um comentário