prato principal Receitas

Cupim Assado com Batatas

Olá amores e amoras, a sugestão de hoje é um suculento e macio cupim assado que recomendo para o Domingo de Páscoa ou qualquer outra ocasião.
Não somos  consumidores frequentes dessa carne mas de vez em quando abrimos exceção já que é uma carne com bastante gordura por isso mesmo muito saborosa.
Não costumo fazer carne assada com frequência em casa, não tenho muita prática, por isso pesquisei muitas receitas antes de preparar, mas aos poucos estou mudando isso.
Servi com uma deliciosa farofa de carne assada (RECEITA AQUI).

Ingredientes:
1200 kg de cupim (usei maturada)
1 cebola grande picada
6 dentes de alho grande picados em lâminas
1 colher de café de cominho
1 pimenta grande dedo de moça sem semente picada
1 1/2 taça de vinho tinto seco
2 sachês de caldo de carne
Sal a gosto
3 batatas grandes
2 folhas de louro

Modo de Preparo:
Em uma panela de pressão coloque a peça do cupim (se necessário corte ao meio para ficar no fundo da panela). Coloque sobre a carne a cebola, alho, cominho, vinho tinto, louro, caldo de carne e a pimenta, coloque um pouquinho de sal. cubra a carne com água, mexa a panela para tudo se misturar, leve ao fogo, quando começar a ferver, tampe e quando pegar pressão conte 1 hora e abra, se estiver pronta retire e vá para o passo seguinte, caso contrário leve de volta ao fogo e vá conferindo de tempos em tempos. (NO MEU CASO A CARNE LEVOU 2 HORAS PARA COZINHAR)
Depois da carne cozida leve a uma forma, coloque em volta as batatas picadas, coloque 1/3 do caldo e leve ao forno por 1 hora com 220 graus. Na metade do tempo vire a carne e leve ao fogo (fui regando a carne com o caldo de tempos em tempos).
Quando estiver pronta e as batatas assadas, retire do forno, deixe descansar 10 minutos e fatie a carne, sirva a seguir.
Levei a forma com o restante do caldo que sobrou a boca do fogão para o molho reduzir um pouco e servi por cima da carne.

Pulo do gato: Para aquecer a carne assada ou qualquer outro tipo, inclusive churrasco faça assim: Coloque a carne desejada em uma panela, um dedo ou mais de água, depende da quantidade de carne. tampe e deixe ferver até secar. A carne reidratará e ficará deliciosa.

Receita adaptada Daqui

Receita adaptada daqui

GOSTOU? OLHA ISSO AQUI TAMBÉM!


Imprima Imprima

6 Comentários

  1. Que confusão "cozinhar por uma hora e se não estiver pronta cozinhar mais uma hora". E a sua ficou pronta em duas horas, então o tempo é duas horas na pressão (eu acho muito),depois mais uma hora de forno? Aí eu já tomei todas as cervejas e o gás acabou e o cupim não ficou pronto. Eu vou fazer mas com 1 hora na pressão depois tiro fatio em espessura de 2 cm e boto na churrasqueira. Coloco um pouco de barbecue e óleo no caldo que sobrou vou pincelando até ficar no ponto. As batatas podem ser na churrasqueira tb cortadas em duas bandas e regadas com o mesmo molho c barbecue e shoyu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *