mesa brasil sorocaba - Sesc

Mesa Brasil Sorocaba! Um programa do Sesc que vale a pena conhecer!

O Mesa Brasil Sorocaba festejou um ano de existência e eu recebi o convite para conferir de perto como funciona essa ação social incrível, que possui mais de 20 anos de existência.

O Mesa Brasil consiste em um programa que atua no incentivo à diminuição do desperdício de alimentos e auxílio no combate a fome.

Pela manhã, dois caminhões seguem fazendo a coleta nos doadores cadastrados, onde efetuam a captação dos alimentos que iriam para o lixo, fazem a triagem e separação dos alimentos reaproveitáveis, acondicionando-os corretamente em embalagens próprias e encaminham para o Sesc.

Enquanto é efetuada a coleta na rua, o pessoal recebe as informações quais alimentos e a quantidade que está sendo arrecadada, procedendo a divisão de quais instituições serão beneficiadas.

Após o almoço seguem para efetuar as entregas pois tudo que é arrecadado tem que ser entregue no mesmo dia.

O Mesa Brasil ainda ministra palestras para as cozinheiras das instituições, instruindo-as como reaproveitar integralmente os alimentos e sugerindo receitas alternativas que utilizam os recursos que possuem.

Ainda oferecem instruções sobre armazenamento, manuseio de alimentos, nutrição e alimentação saudável.

Informação importante é que os coletores nunca sabem a quantidade de alimentos arrecadarão no dia, podendo ser muito variável.

É motivo de orgulho o comprometimento de toda a equipe envolvida, desde os doadores até instituições, que formam uma engrenagem perfeita.

Gesto bonito de dedicação e empenho em fazer a doação, coleta, distribuição e utilização com consciência e não promover o desperdício dos alimentos.

Mas afinal como foi seu dia Ana?

Começamos bem cedinho captando os alimentos nos 3 doadores cadastrados para o nosso caminhão nesse dia.

Aprendi como se faz a seleção de alimentos, o carinho como tudo é separado, acondicionado para ser consumido com muita qualidade.

Após o almoço foram os momentos de emoção, em cada instituição que visitei, vi sorrisos largos e aprendi como o Mesa mudou a rotina de alimentação das instituições.

Aprendizado e emoção, muita emoção, assim posso definir meu dia, No total entre os dois caminhões foram arrecadados mais de 500 quilos de alimentos.

Participar de um dia desses me levou para uma realidade que apesar de saber que existe, não fazia ideia da proporção de comida jogada fora diariamente e que pode ajudar matar a fome de tanta gente.

Fiquei pensando quantos estabelecimentos comerciais como(supermercados, padarias, quitandas, etc.) poderiam aderir ao programa, fazendo a doação de alimentos em boa conservação e que por não terem mais valor comercial, certamente iria para o lixo?

Com mais doadores, o Mesa Brasil Sorocaba poderia cadastrar mais instituições necessitadas de ajuda e que vivem sempre com o mínimo de recursos, levando alimentos de qualidade e alguns bem diferentes da realidade com a qual estão acostumados no dia a dia.

Vale lembrar que toda a responsabilidade sobre os alimentos fica a cargo do Mesa Brasil e por isso tudo tem que estar dentro da validade e em condições de transporte e armazenamento.

Meu dia foi incrível! Realmente foi uma lição de vida, aprendi a conhecer melhor os alimentos, os manuseios e aproveitamentos, e, ainda que eu fosse atenta com as compras de casa, às vezes acontecia o desperdício e aquilo que iria para o lixo, poderia ter sido facilmente ser reaproveitado.

Mas fica o questionamento, para todos nós: O que podemos fazer enquanto consumidores para ajudar a combater o desperdício de alimentos que é tão grande em nosso país?

Qual nosso papel na sociedade para tentar amenizar esse problema? Vamos pensar no consumo consciente, no desperdício, começando pela nossa casa?

Obrigada a toda a equipe do Mesa Brasil – Sesc Sorocaba por ter me dado a oportunidade de conhecer o programa e participar de um dia tão especial.

Por óbvio, não poderia me esquecer de parabenizar a todos envolvidos no programa que trabalham com tanto amor e carinho.

Quer saber mais sobre o programa acesse: Mesa Brasil .

Confira também as participações das minhas amigas Mel e Flávia dos respectivos: Artes da MelArte na Cozinha.

Fiquem ligados porque vem novidade por aí, minha participação ainda não terminou! Aguardem.

Siga o Instagram: @domanjericao.

Crédito da maioria das fotos: Mirella Ghiraldi

Crédito da maioria das fotos: Mirella Ghiraldi

 

 

 

 

 

Aproveite e veja outras receitas também:


Comentários

2 respostas para “Um dia com Mesa Brasil Sorocaba”

  1. Foi um dia e tanto né Aninha? Que delícia ler seu relato!
    Adorei!
    Bjs
    Fla – Arte na Cozinha

    1. Foi um dia incrível Fla! Demais! bjos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Blog Dom Manjericão

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading