Ícone do site Blog Dom Manjericão

Feijoada do Aniversário do Meu Amor

feijoada caseira

Feijoada do aniversário do Meu amor! Eita maravilha!

A feijoada do aniversário do meu amor foi preparado no fogão à lenha e ficou sensacional

Com arroz, couve refogada, laranja picada, molho vinagrete, salada de pimenta, torresmo, farofa…. Affff, claro salada de alface, tomate e cebola…

Ah, não podia faltar a famosa caipirinha do Junior, ela fica perfeita, todos adoram e já quase ia me esquecendo de mencioná-la, pena que não tiramos foto…

Feijoada e família é tudo de bom!

Com muito carinho, tudo foi preparado para receber nossa família para comemorarmos o aniversário de 38 anos do meu amor…Foram vários dias para tudo ficar perfeito.

Tinha um sério problema em preparar feijoada, pois sempre colocava muita carne e o feijão sumia, dessa vez não, pesquisei e cheguei ao ponto ideal de quantidades.

Ah, ainda tem os doces, bolo e cupcakes, mas também é outra história..

Essa festa renderá muitos posts… Rsrs, vamos começar pelos acompanhamentos mais simples desse post:

O Vinagrete:
Pique tomate, cebola, cheiro verde, esprema limão, tempere com sal, e acrescente caldo da feijoada. Pronto. Pode-se colocar pimenta, mas prefiro que ela fique à parte, já que não são todas as pessoas que gostam.

A Farofa:
Frite bacon até dourar, acrescente manteiga, cebola e alho, na sequencia farofa pronta, se necessário acrescente sal e pimenta (dependendo da marca, não precisa, usei a farofa pronta por ser mais prática)

Deixe-a dourar um pouco e se quiser colocar mais manteiga.,

Outra ideia é retirar alguns pedaços de carne da feijoada já pronta e desfiá-las e agregar ao bacon antes de colocar a cebola e o alho. (fica muito bom).

Agora sim:
Ingredientes da feijoada:

Modo de preparo:

Deixar as carnes salgadas de molho por 24 horas trocando à água várias vezes, depois pique as carnes e cozinhe, não deixe muito macia para não desfazer depois.

Deixe o feijão preto de molho.

Cozinhe o feijão e deixe bem firme para não desmanchar quando formos ferver todos os ingredientes juntos.

Enquanto as carnes e o feijão cozinham, coloque numa panela o bacon para fritar, na sequência a calabresa e o paio, coloque no feijão cozido, mas despreze a gordura que soltou.

Montagem da feijoada:

Depois que as carnes cozinharam também acrescente ao feijão, na sequência o louro, a pimenta, as laranjas, o couro.

Em outra panela frite o bacon reservado, a cebola e o alho, se necessário acrescente azeite, coloque uma concha do caldo da feijoada nesse refogado, deixe cozinhar uns dois minutos e misture à feijoada.

Se quiser pode usar um pouco do caldo do cozimento das carnes para dar sabor, às vezes nem coloco para a feijoada ficar leve e com mínimo de gordura possível.

Ferva até pegar gosto, normalmente não é necessário acrescentar sal, mas caso for colocar só acrescente depois de pronta, pois ela vai tomando gosto enquanto ferve.

Dica Dom Manjericão:

Preparo de um dia para o outro deixando descansar.

No dia seguinte removo a camada de gordura que fica por cima (antes de colocar no fogo para aquecer).

Essa quantia de feijoada serve em média 35 pessoas que comam bem.

Sair da versão mobile