Receitas Sopas / Caldos / Cremes

Sopa de Abóbora (com gengibre)

Estamos em pleno inverno e nada melhor do que sopa quentinha, saborosa, que aquece a alma e o coração, não é mesmo? E é essa a sensação que essa sopa de abóbora com gengibre nos traz quando tomamos.

A abóbora é fonte de fibras e pouco calórica. (olha aí pessoal quem diz que aqui só tem gordices).

Nessa sopa de abóbora ao invés de usar água como está descrito nos ingredientes usei caldo de legumes caseiro que preparei de maneira vapt vupt que tinha congelado para fazer risoto. Fiz assim: em uma panela coloquei cenoura, alho poró, salsão, pimenta em grãos, dente de alho, cebola, água, deixei em fogo mínimo sem deixar ferver por uma hora dispensei os legumes e estava pronto) não é o modo tradicional, teria que deixar mais tempo no fogo, mas não dava tempo.

Ingredientes:
1/2 abóbora japonesa 
2 dentes de alho
Gengibre com casca em fatias (5 cm)
1 cebola cortada em 4 partes
1 1/2 litro de água
Azeite a gosto
Sal
Pimenta

Modo de Preparo:
Lave a abóbora, retire as sementes e cozinhe com 2 xícaras de água por 10 minutos.

Retire a casca da abóbora, reserve a água do cozimento.

Pique a abóbora em pedaços e volte a panela com toda a água em fogo médio, coloque o gengibre, alho, cebola e o restante da água, assim que começar a ferver cozinhe por 40 minutos.

Coloque o caldo no liquidificador bata até formar um creme e volte para a panela. (cuidado pois estará muito quente)  ou utilize um mixer.

Tempere com sal e pimenta.

Para servir regue com azeite, parmesão, requeijão, creme de ricota, cebolinha picada.

OBS: Removi os pedaços de gengibre assim que terminou de cozinhar,  não bati junto, mas isso fica a seu gosto.

A inspiração dessa receita veio da musa Rita Lobo: Sopa de Abóbora com Gengibre não usei o capim santo já que podei minha touceira que estava muito grande, plantei muda nova e ainda não dá para colher, mas quando der com certeza prepararei novamente pois utilizo muito como tempero de carne de porco e fica sensacional pois é muito aromático.

Se gosta do sabor picante do gengibre poderá gostar dessa sopa de cenoura com gengigre.

Algumas semanas atrás postei a receita de abóbora assada com ervas e mel e uma sopa abóbora assada que vale a pena perder alguns minutinhos e conhecer dá para perceber que abóbora é ingrediente constante na cozinha de casa.

4 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *