Dicas Paes Pizzas / Pães / Lanches Receitas

Pão de Cebola Caramelizada

Roda, roda que hoje é dia de Ciranda de Receitas!

E digo para vocês que delícia poder receber uma pessoa tão especial aqui na cozinha do Ana : Minha querida angela do Ora Pitangas. estou muito orgulhosa desse momento.
Já comentei com vocês que foi ela minha fonte de inspiração para criar o blog que era para ser um certo propósito mas depois as coisas foram mudando e hoje sou apaixonada por esse meu cantinho onde posso mostrar um pouco de mim e minha cozinha e o que preparo com muito amor.
Já tive algumas oportunidades de encontrá-la já que moramos na mesma cidade e provar de seus pães maravilhosos e outros quitutes
A angela está sempre pronta para me ajudar quando preciso de alguma dica dando muita atenção e carinho e preocupada com o resultado. 
Esse pão de cebola caramelada que ela nos oferece hoje me deixou com água na boca assim que comecei a ler a receita com certeza será meu primeiro pão quando puder novamente sovar uma massa. Vou contar para vocês tenho uma panificadora em casa mas só utilizei uma vez pois para mim o gostoso é colocar a mão na massa e não deixar a máquina trabalhar por mim.
Dá para imaginar o perfume pela casa com esse pão assando! Então galera vamos acompanhar essa receita maravilhosa e conhecer as outras postagens das cirandeiras no final do post?
Ainda tem mais, além desse pão delicioso no final da postagem a angela nos brinda com algumas dicas sobre preparo de pães. É ou não para ter orgulho dessa dinda de coração?
angela obrigada pela sua visita na cozinha e por essa receita tão perfeita escolhida especialmente para mim! Um beijo enorme! 
Texto e foto angela 
” é uma felicidade enorme ter a vizinha e afilhada Aninha como meu par!
considero uma baita responsabilidade quando servimos de inspiração para alguém, pois então…esta cozinheira de mão cheia, me chama de dinda e diz que sou a madrinha do delicioso Ana Claudia na Cozinha, sempre fala que eu fui a inspiração para ela começar a blogar o que me enche de orgulho. 

adoro a cozinha da Aninha, do cuidado que ela tem com o mise en place, das apresentações do pratos, das receitas sempre certeiras, da harmonia das mesas lindas que  monta, da suavidade da decoração, além de admirar demais, a coragem que ela tem de enfrentar o fogão a lenha e de lá saírem muitas delicias para compartilhar com amigos e familiares. 

diante de tudo isto o pão escolhido para a Aninha hospedar foi um pão de cebolas, mais um de fermentação lenta, um pão de mais de dois quilos ligeiramente adocicado, super aromático para combinar com a cozinha temperada da Aninha e um pão grandão para combinar com o enorme coração desta menina!”

pão de cebola caramelizada

massa feita para fermentação noturna ( fiz próximo das 22 horas)

bater uma cebola grande (minha era enorme pesava quase 300 g), com 500 ml de agua mineral, 6 colheres de sopa de azeite , 4 colheres de sopa de açúcar e 1 colher generosa de sal, bater muito bem até que a cebola se desmanche, reserve.

num bowl grande coloque um quilo de farinha de trigo e 3 colheres de chá de fermento seco granulado, misture bem para agregar e em seguida junte a batida de cebola, conforme necessário vá agregando farinha, nesta etapa e na sova usei mais duas xícaras, mas é claro que tudo depende do tamanho da cebola que você for usar. sove até que fique uma massa lisa e homogênea. boleie a massa, faça picos e deixe descansar durante toda a noite,

na manhã seguinte, sove ligeiramente a massa em superfície polvilhada com farinha e bolei novamente para crescer enquanto você prepara o recheio e a cobertura.

recheio:

leve ao fogo alto cebolas (usei 4 médias) fatiadas em rodelas ou pétalas, fatiadas finas, polvilhe com 1 colher de açúcar para cada cebola que usar e junte uma colher de chá de vinagre branco, se possível use uma frigideira de fundo largo e grosso, mexa de forma que não junte agua até que atinjam a cor dourada e ligeiramente caramelizadas, se preferir bem escura recomendo usar uma ou duas colheres de molho de soja, retire do fogo e espalhe as cebolas num assadeira para esfriem rapidamente.

cobertura:

na mesma frigideira coloque cebolas processadas (usei 1 grande) ou cortadas em cubos, polvilhe apenas açúcar e mexa até que murchem, não precisa escurecer pois vai pegar cor no forno, assim que estiver pronta junte 2 ou 3 colheres de sopa de azeite e aguarde esfriar.

montagem:

abra a massa em retângulo, espalhes as pétalas ou rodelas de cebola, enrole como rocambole, posicione numa assadeira grande devidamente untada, no sentido diagonal caso deseje fazer um pão grande ou se preferir faça dois pães menores.

cubra os pão com a cebola processada, o azeite é justamente para ajudar espalhar melhor, faça pequenos picos com a tesoura de cozinha e por ultimo salpique queijo ralado, usei parmesão.

espere crescer por mais 45 minutos e leve ao forno pré aquecido por pelo menos 10 minutos, asse os primeiros 15 minutos em 220 graus e depois mais 30 minutos em 200 graus ou até que atinja a cor desejada.

assim que possível, retire da assadeira e transfira para a tábua de corte ou grade para esfriar.



· pães com grãos, ervas e cebolas aceitam fermentação noturna, fora da geladeira, desde que a temperatura esteja razoavelmente fria ou seja cozinha perto de uns 20 graus durante a noite


· se você optar pela fermentação noturna, divida esta massa em duas bacias ou bowls para evitar extravasamento e consequentemente massa para todo o lado


· cubra cada uma com plástico (sacos vazios de arroz, são excelentes para este fim, comece guarda-los) prenda externamente com fita crepe, filme plástico caso seja possível aderir na parede externa do seu recipiente ou então use um pano umedecido


· nunca use toalha de cozinha ou pano de prato, compre pano especificamente para cobri massas, pode até ser saco de fazer guardanapo, inclusive até prefiro


· lave separado, nunca use amaciante, faça uma marcação e guarde apenas para este fim


· deixe fermentando na bancada da cozinha, granito ou mármore beneficiam a fermentação lenta, porém coloque em local abrigado de vento, pois massas fermentadas não aceitam vento


para mais dicas de panificação artesanal veja aqui:


http://www.brisandonacozinha.com/2016/06/pao-com-iogurte-e-mel-by-orapitangas.html 
http://www.teretetenacozinha.com.br/2016/06/pao-de-azeite-ciranda-de-receitas.html
http://cozinharehpreciso.blogspot.com.br/2016/06/ciranda-de-receitas-pao-funcional.html 
http://www.artesdamel.com.br/2016/06/ciranda-de-receitas-pao-basico-com-pre.html


http://saboresdavida.net.br/
http://conversandoecozinhando.blogspot.com.br/
http://aboboramenina-cristina.blogspot.com.br/
http://www.anaclaudianacozinha.com/
http://www.artenacozinha.com/
http://www.brisandonacozinha.com/

GOSTOU? OLHA ISSO AQUI TAMBÉM!

17 Comentários

  1. Ana,
    Pão de cebola ainda não tenho no meu repertório e esse da dinda está demais, além das dicas sempre oportunas.
    Ah, como eu queria ter comido aquela moqueca hoje!
    Bjs.

  2. Aninha, muito feliz de estar aqui no seu lindo blog, grata de coração por todo este carinho aqui descrito e demonstrado no decorrer do anos de blogagem, como já disse é muita responsabilidade ser inspiração para alguém. me sinto um pessoa privilegiada com esta honraria. amei sua receita de moqueca e com certeza será preparada em breve, a filha já me pediu e agora com esta postagem, vai sair rapidinho… beijos querida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *