prato principal Receitas

Chester Assado

Olá amores e amoras, o Natal está chegando e hoje a dica é de um assado tradicional, saboroso e que não pode faltar em muitas mesas. O CHESTER. Gosto do seu sabor e por ficar bem mais úmido que o peru é minha ave predileta para o Natal.

Confira a receita.

Ingredientes:
1 ave chester
Sal grosso a gosto (usei temperado)
Pimenta vermelha a gosto
1 calice de saquê mirim (ou vinho branco)
1 laranja grande (suco)
1 limão
1 cebola
Alho a gosto ou tempero multi uso (1 colher cheia)
Folhas de louro
Tomilho, salvia e salsinha
Manteiga quanto baste.

Modo de preparo:
Descongele a ave, remova o miúdo que está no interior (se gostar pode fazer uma farofa de miúdos).
Em uma tigela misture o suco de laranja o saquê ou vinho branco, alho ou tempero, louro, pimenta picada e o sal grosso. coloque a ave em uma assadeira ou um saco despeje o tempero cubra se for assadeira e leve a geladeira por 12 horas, virando a ave no meio do tempo para tomar gosto por igual.
Depois desse tempo pegue a ave e vá soltando a pele do peito com muito cuidado, (a minha ave veio um pouco rasgada quando assou abriu um pouco a mais) espalhe manteiga por dentro.
Faça um buquet garni com o tomilho, salvia e a salsa, coloque dentro da cavidade, corte o limão e a cebola em 4 e também coloque dentro. Isso vai ajudar a sabor e umidade na ave.
Unte a ave inteira por fora com manteiga. A asa ea coxa tem a tendência de abrir quando estiver no forno, por isso é necessário amarrar com barbante ou fio dental sem sabor ou palitos de dente (foi o que fiz na asa, na coxa amarrei um barbante.
É importante colocar papel aluminio na ponta das asas e das coxas, elas assam mais rápido e podem vir a queimar.
Aqueça o forno a 180 graus, cubra a ave com papel alumínio sem encostar na carne por media de 60 a 90 minutos (no meu forno ficou 90 minutos).
Após esse tempo, remova o papel e retorne ao forno, vá regando de tempos em tempos com o caldo da forma para continuar umedecendo, para saber quando a ave estará pronta é só colocar um palito na coxa quando sair seco sem caldo algum. Se necessário deixe mais um pouco até dourar ao seu gosto. (no meu forno levou duas horas).
Retire do forno cubra com papel alumínio por 20 a 20 minutos antes de servir.
Decore a gosto.

Servi com batatas rústicas e alho assado.

Para preparar as batatas:
Corte as batatas, leve para cozinhar por 6 minutos, depois que ferver, escorra bem a água, coloque em uma assadeira, coloque azeite, ervas frescas como tomilho, salvia, alecrim, alhos inteiros e leve ao forno ate dourar em 220 graus, pode deixar mais dourada do que a minha.

Para preparar o alho:
Corte a parte de cima do alho coloque em um pedaço de papel aluminio, salpique sal (usei sal grosso temperado), coloque azeite, feche bem igual a uma trouxinha, leve para assar por aproximadamente 40 a 50 minutos.

PULO DO GATO:
Economia doméstica é reaproveitar as sobras transformando em novos pratos, olha essa sugestão que deixo para vocês com a carne que sobrou, uma das melhores tortas que já comi na vida:

Confira: Torta Salgada de Chester com Requeijão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *