Massas Receitas

Conchilione de Bacalhau

Há vários meses queria preparar esses conchiliones recheados de bacalhau. Cada vez que falava que ia preparar Belmiro Junior torcia o nariz com medo de não gostar. Mas mudou de ideia quando provou… Rs, Ainda pediu bis.

Manjar dos deuses é pouco para esse prato tão delicioso, a combinação dos ingredientes com os molhos fazem esse prato ser especial, por isso é a minha sugestão do almoço da Sexta feira Santa.

Aqui tem uma receita de Tartar de Atum, servido com salada verde fica perfeito de entrada para esse prato tão delicioso.

Ingredientes:
1 kg de bacalhau salgado (depois de dessalgado, cozido e desfiado rendeu 1/2 quilo)
1 cebola picada
1/3 de pimentão vermelho picado
1/3 pimentão amarelo picado
1/3 pimentão verde picado
Cheiro verde a gosto
Azeite
Azeitona verde picada a gosto
Alho amassado a gosto
250 gramas de conchilione
Queijo parmesão ralado

Molhos:
Molho vermelho
800 ml de molho de tomate à moda de Belmiro Junior – receita aqui ou de sua preferência, mas garanto que o dele fica perfeito.

Molho branco;
750 ml de leite
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga
noz moscada a gosto
Sal a gosto
3 colheres de sopa de cream cheese

Modo de preparo:

Cozinhe o conchilione al dente. (cozinhei com raminhos de tomilho, louro, sal e uma cebola). Reserve.

Refogado de bacalhau.

Dessalgue o bacalhau, deixando de molho na geladeira por dois dias trocando a água de duas a três vezes ao dia, cozinhe o bacalhau, deixe esfriar.

Separe as espinhas, a pele, e desfie.

Em uma panela, aqueça o azeite, doure a cebola, acrescente o alho, refogue mais um pouco.

Acrescente o bacalhau, misture e refogue por alguns minutos. Acrescente a azeitona, o pimentão mexa e desligue o fogo. Acrescente o cheiro verde. Reserve.

Molho branco:
Coloque no liquidificador (o na panela e bata com o mix, como foi o meu caso), o leite, a manteiga e a farinha de trigo, bata e transfira a mistura para uma panela, deixe engrossar, acrescente o sal, a noz moscada e o cream cheese assim que o queijo derreter, desligue o fogo. Reserve.

Montagem:

Unte um refratário com manteiga, pegue os conchiliones um a um e recheie com o bacalhau e arrume um ao lado do outro, coloque os molhos intercalados para dar um efeito visual bem bonito e leve ao forno para gratinar.

Dica do dia no Facebook:

Na FANPAGE do blog ANA CLAUDIA NA COZINHA de segunda a sexta feira tem sempre uma dica útil para o seu dia a dia ou uma curiosidade para facilitar na cozinha, não perca, se ainda não curte corre lá, clique AQUI e faça parte da turma, mas não se esqueça, para receber todas as atualizações é importante ir no botão CURTIR e selecionar ADICIONAR A LISTA DE INTERESSES.

11 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *