Diversos Receitas

Bola de Arroz

Essa receita todas as netas, noras e meu pai aprenderam a fazer, claro que aquele saborzinho típico dela ninguém consegue reproduzir, pois ficou o sabor da infância, os momentos bons que passávamos na casa dela.

Todos os domingos à noite nos reuníamos, eu, meu pai, minha mãe, meus irmãos, meus tios, meus primos, meu avô enquanto estava vivo e meus tios que também se foram há muito tempo.

Enquanto corríamos na sala envolta de um vaso grande que ela tinha (uma vez cai de rosto nesse vaso que pelo que me lembro era de cimento, e ficou uma marca, qdo sorrio até hoje aparece uma covinha na bochecha e não é de nascença… Foi do tombo… Se bem que se não me falha a memória foi um dos meus primos que me empurraram…Rsrsrs), ela preparava toneladas dessa bola de arroz, com café com leite, chá mate e refrigerante que ela chamava de refresco.

Gostava muito de dormir lá. ela fazia limonada, suco de vinho para nós (não ficava alcoólico não), pão com ovo, pizza frita, moinho (molho de tomate com pimentão e cebola) que comíamos com pão.

Ela pegava fatias de pão (eram bengalas antigamente) e passava no açúcar cristal quando queríamos doce.

O café era servido nas canecas de ágata, era o máximo. Ficaria horas aqui escrevendo sobre ela.

Ah esqueci do binguelo,ela fazia toneladas dessa rosquinha espanhola.. Esse eu tenho dificuldade em reproduzir, o ponto é muito difícil, mas combinei com meu pai que em breve tentaremos fazer de novo.

Sempre tudo muito simples mas completamente espetacular.

A criatividade dela era incrível.

Depois de tantas lembranças não tem como não sorrir ao prepará-las não acham?

O capricho dela em forrar os armários, ela pegava jornal ou papel de presente e fazia renda nas pontas para ficar aparecendo, aprendi como fazer, mas com o tempo acabei esquecendo.

Ela nos deixou exatamente há sete anos com Mal de Alzeimer,

E o caderninho de receitas dela? É o máximo, está com meu pai, mas é um bem reduzido, pelo que lembro ela tinha mais receitas.

Todas as folhas tem desenhos de flores, borboletas, árvores, é muito fofo.

A receita da Bola de Arroz está: AQUI

Beijos e um ótimo dia!!

                                          

GOSTOU? OLHA ISSO AQUI TAMBÉM!


Imprima Imprima

47 Comentários

  1. Ana que delícia de receita quando vi a primeira foto fiquei com água na boca, quando fui descendo pelo post e vi que ainda tinha recheio pronto babei aqui na frente do computador.
    E que coisa linda é receita de família né? Eu também tenho receitas da minha vózinha que faço até hoje, para matar as saudades…
    Abraços querida.

  2. Oi Ana Claudia,

    Adorei seu post, é tão bom relembrar os momentos bom que tivemos com pessoas importantes. Eles se vão, mas continuam em nós, vivos, juntos com as lembranças e a saudade.

    Beijo e ótima quarta!!

  3. ehhh, voltaram a entrar aqui os meus recados, finalmente… vc chegou a ver na época meu recadinho, tive q escrever para vc lá no meu blog, nos comentários do último que vc deixou?… vez ou outra o blogger surta… aff

    bjos

  4. Ana,
    esta receita tem muita história. A minha avó também tinha uma receitinha só dela, os salgadinhos de queijo, presentes em todas as reuniões de família, que foram passando e geração para geração. E como a sua avó, a minha nos deixou depois de anos de sofrimento com Mal de Alzheimer.
    Mas o importante é que a lembrança das nossas avós continua bem viva, granças à herança culinária que elas nos deixaram.
    Beijos

  5. Oi Ana, ainda estou com tosse mas não está mais atacada, diminuiu bastante graças ao chá de casca de jatobá que estou tomando, vou falar dele num post, achei que melhorou bem depois que passei a tomá-lo. Experimente! O problema maior agora são as dores na coluna que voltaram e o meu médico é daqui a uma semana, já não toh aguento mais, misericórdia!
    Não tem coisa melhor que as guloseimas e carinho de vó, adorei a receita!
    Bjsss
    Si
    http://www.viveraprendendo.com

  6. Oi Amiga, maninha loura eheheheh… essa bola de arroz eu ja a tenho nas minhas receitas a experimentar, e tou louca para que isso aconteça!!!

    As receitas que nos fazem lembrar a nossa infancia e os nossos avos sao as melhores, nós levam de volta a tempos idos, nos lembram tempos passados, que por mais que tentemos retrata-los de novo em nossa vida nao tem o mesmo sabor de outrora!!!

    Beijocas

  7. Aninha adorei ler a história da sua infância e da sua avó….os momentos em família sempre nos traz deliciosas lembranças e lembrar dos sabores da infância é ainda mais gostoso!
    Gostei muito do post e da receita!!!
    Bjss
    Mel

  8. Minha amiga,
    uma receitinha cheia de boas lembranças fica ainda mais
    saborosa, ficaram lindos e tentadores!
    São ótimos p/ o fim de semana p/ acompanhar uma loirinha bem gelada, eu amooo!

    Beijinhos, fica com Deus!

  9. Que delicia essas bolas Ana, repleta de boas recordações né? Tenho muitas saudades tbém dos tempos de infância onde reuniam a famila e faziam aquela mesas fartas cheias de quitutes deliciosos. Quando vc disse que sua vó fazia prateleiras com papel de presente e picotava nas pontas parecendo uma renda, lembrei de minha vó. Que saudades!. Adorei a receita. Beijinhos

  10. Oi Minha Querida,
    Eu não me esqueço do Bolo de Banana da Minha Avó e das lembranças Maravilhosas.
    O Bolo só ela mesmo!
    Agora o seu Bolinho de Arroz é simplesmente Delicioso
    É claro que vou anotar.

    Obrigada pelas Receitas Maravilhosas
    Beijos
    Andrea

  11. Aninha minha amiga.. enfim consegui chegar srsr
    Eita que delícia ler esse post.. imaginei você correndo pela sala rssr
    Casa de vó não tem igual né? E essas lembranças então são perfeitas..
    Tempo maravilhoso né?
    Essas bolas de arroz estão com uma aparência maravilhosa.. Hummmm
    Adoro bolinho de arroz.. Tanto que nossa gatinha se chama assim rsr
    A BC de vocês está linda.. deliciosa…
    Um beijo carinhoso no seu coração
    Sheila

  12. Oi, Ana,

    Belo post, através dele a gente percebe que as relações familiares estão sempre relacionadas à comida, não é? rsrs. Aqui também fazemos e apreciamos o bolinho de arroz e estes devem ser especialmente saborosos.

    Beijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *