Receitas

Confit de Tomate Sweet Grape

Vi o confit em muitos blogs, estava morrendo de vontade de preparar, tenho visto frequentemente com tomate cereja, mas fiz com o sweet grape que é o que eu compro sempre.

O resultado é delicioso, para servir com torradas, com massas, pães, com bruschetta ou o onde imaginação levar.

Resolvi fazer a receita da Cozinha da Iliane, a receita dela pede para não deixar ferver o azeite de forma alguma, sinceramente o meu ferveu, meu fogão é muito potente, o que fazia era ligar e desligar o fogo o tempo todo! Mas o resultado ficou excelente mesmo assim, da próxima vez farei a receita da Rachel do Na Biroskinha que também me chamou a atenção.

Ingredientes:
2 dentes de alho fatiados (usei 3)
500 gramas de tomate cereja (usei sweet grape)
Sal
Manjericão, tomilho, alecrim fresco ou seco (usei fresco da minha horta)
Pimenta calabresa ou do reino moída na hora (usei calabresa)
1 xícara de chá de azeite

Modo de Preparo:
Lave os tomates, seque, coloque no fundo de uma panela, acrescente os outros ingredientes, misture e leve ao fogo mais baixo possível e deixe cozinhar, demora entre 1 e 1 1/2 hora, mexa de vez em quando com muito cuidado para não desmanchar os tomates. (Não deixe o azeite ferver em nenhum momento).

O ponto ideal é quando eles estiverem enrugados mas inteiros.

Receita daqui: Cozinha da Iliane

18 Comments

  1. Olá Ana Cláudia,
    Faço inúmeras vezes o tomate seco, também o assado, como gostamos muito, parece haver sempre urgência para preparar um deles, assim nunca fiz o confit, embora seja igualmente delicioso e saudável.
    Beijo,
    Vânia

  2. Ana Muito bom amiga, eu costumo secar tomate no meu fogao de lenha, nao sei se está bem a ver com o calor que faz no verao eu com o fogao de lenha acesa!!

    Essa receita me parece mesmo bacana, vou experimentar!!!

    Beijocas

  3. Ana claro que ensino amiga, eu gosto muito de tomate seco, e aqui é um pouco caro e depois tb tem o fato de eu ter no quintal tomate caseiro, entao se forem tomate cereja ou cherry, eu colco eles inteiros num tabuleiro e coloco dentro do forno de lenha, nunca tenho o forno muito quente nao, senao o tomate queima em vez de secar (outras vezes coloco eles ao sol, meu marido me arranjou uma caixa tapada com rede fininha para nao entrar bicho e deixo eles desidratarem) no forno demora mais ou menos 2h, depois coloco eles em azeite aromatizado que eu faço em casa, por exemplo aromatizo com mostarda, salsa e mel… outro com alho, salsa e louro… uso todo o tipo de erva aromatica que existe e as combinaçoes mais estranhas, mas é muito bom, para fazer pao, colocar na comida… uso em infinitas coisas, ate mesmo para comer com tostas ou quando faço quadradinhos de pao frito coloco um pouco de azeite do tomate seco.. fica delicioso!!!! Esse ano quero experimentar fazer com o pimento e com as abobrinhas verdes…. vamos ver como vai sair:S rsrsrsrs!!!

    Beijocas, espero ter ajudado!!!

  4. Se os tomates forem grandes corto eles em fatias bem grossas… esqueci essa parte!!!

    Ainda bem que o peludinho está melhor… eu tenho 7 gatos e uma cadela e amo eles de paixao, sempre que estao doentes eu fico tb!!!

    Beijocas

  5. Nossa, amo tomates de qualquer jeito e assim mais ainda, com azeite e no fogo assim baixinho, vai curtindo, curtindo e só pode ficar maravilhoso. Adorei seu Confit, ficou uma cor linda Ana. Beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *